Crianças e jovens moradores do bairro Jardim Aliança, em Resende, participaram na tarde desta segunda-feira, dia 27, de uma aula passeio com o “Preto Velho”, o historiador Claudionor Rosa. Também participaram do evento professores e moradores do bairro.
A primeira parada foi na Praça Oliveira Botelho, no Centro da cidade, onde eles ouviram sobre o bairro onde vivem e sobre a história da cidade. “Vocês que moram no Jardim Aliança tem a mesma importância de outros que moram em outras regiões” disse Claudionor, lembrando que a aliança, que já está no nome do bairro, deve estar presente entre os moradores. No local, os presentes também cantaram uma pequena paródia da música “Cidade Maravilhosa”, que falava sobre a beleza de Resende. Logo depois, foram para a Câmara Municipal e assistiram a um vídeo sobre toda a trajetória do município.
PROJETO
A aula passeio já é tradição na Cultura do município e desta vez foi organizada pelo Neac (Núcleo Especial de Atendimento às Crianças). O Neac é vinculado ao projeto Técnico Social A Casa é Sua, da Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com a técnica social Célia Martins Pires, a CEF realiza este projeto em locais onde as comunidades recebem o benefício dos conjuntos habitacionais. Segundo ela, os trabalhos de educação ambiental, preservação do patrimônio histórico realizados pelo projeto visam criar uma ligação entre os moradores dos conjuntos, já que cada um deles vem de um determinado ponto da cidade. “Isso faz com que eles criem vínculos entre eles e zelem, cuidem da rua onde moram” diz ela, lembrando que, com isso, o bairro pode representar afeto, segurança aos seus moradores.
Além disso, ela e Daniele Moreira, psicóloga do projeto, trabalham na fomentação da criação de uma associação de moradores no bairro, também visando a criação deste vínculo entre os moradores.
Dentro do trabalho de educação ambiental, será realizada nesta quinta-feira, dia 29, uma capacitação com os moradores do Jardim Aliança, em parceria com a Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende). Segundo Célia, no dia os cidadãos aprenderão noções de coleta seletiva e de arborização, iniciativas que podem ser implantadas no bairro. “Queremos que o bairro (Jardim Aliança) seja referência na cidade toda” diz. A capacitação terá início às 14h30, mas ainda não tem local definido para acontecer. “Lá nós não temos um local público fechado, então estamos nos organizando para fazer isso em uma casa” esclarece a técnica.